DANIELLE ZANGRANDO
O que faria com que um caipira do interior de São Paulo, mais precisamente de Angatuba, desistisse de uma viagem de férias ao Mato Grosso para assistir a uma Olimpíada? Eu diria que nada! Pois é. Mas, o funcionário público José Euclides Basile já estava com tudo pago (hotel, barco, passagem aérea) para curtir o seu hobby preferido, a pesca, quando mudou completamente o destino das suas férias em 2004.
Ao levar o filho José Victor, que na época tinha oito anos de idade, ao treino de judô em academia de Santos, no litoral paulista, o funcionário público descobriu que tinha uma vaga no apartamento em que o meu técnico se hospedaria durante os Jogos de Atenas. Não pensou duas vezes: seguiu para a Europa.
José acompanhou todos os dias da competição de judô na cidade grega, principalmente a conquista das medalhas de bronze por Leandro Guilheiro e Flávio Canto, e ainda assistiu a jogos de vôlei de praia e de quadra. Olimpíada é assim mesmo, atrai publico do mundo inteiro. Pessoas que, normalmente, não acompanham esporte, passam a assistir diariamente para torcer por atletas de seus países e vibram a cada conquista.
Nos Jogos deste ano não vai ser diferente. O mundo inteiro estará com os olhos voltados para Londres. Sabe quem estará lá novamente? Ele mesmo, José Basile. Mas, desta vez, ele não desmarcou nenhuma pescaria. Fez tudo programado para, inclusive, levar o filho, que hoje faz parte da Seleção Brasileira de judô Sub-17. O garoto já foi campeão no Pan-Americano de 2011 e campeão brasileiro, em 2012.
Desta vez, quem, na verdade, trocou a viagem pela ida à Olimpíada foi o filho. Ao invés de ir para Disney, roteiro comum entre os adolescentes, o jovem preferiu ir a Londres ver de perto seus ídolos e sentir o clima olímpico. Zé Victor considera que esta é uma oportunidade única para um atleta em formação como ele, que, desde a conquista de Guilheiro em Pequim, decidiu treinar sério para um dia viver aquela mesma emoção que o contagiou.
Quem sabe em 2020 José Euclides Basile realize o sonho de ver o próprio filho disputar uma Olimpíada? Então, ele já pode começar a procurar pacotes de viagem para Quebec (Canadá), Madri (Espanha), Tóquio (Japão), ou Istambul (Turquia), pois estas são as cidades candidatas para sediar a competição desse ano.
Boa viagem e que eles levem muita energia positiva para os nossos judocas!
Quem quiser pode me seguir no Twitter.
0 comentários:
Postar um comentário