O power trim é, provavelmente, um dos controles mais confusos de um barco motorizado e, no entanto, é o que mais pode melhorar o seu desempenho. É um mecanismo, acionado por um botão no painel do barco, que tem a finalidade de ajustar o ângulo (para baixo ou para cima) da rabeta em relação a embarcação, otimizando a eficiência do motor. Ou seja, ele muda a profundidade de imersão do hélice para que o seu barco alcance o máximo de desempenho, com uma navegação equilibrada. Mas, para isso, há algumas peculiaridades. Como estas:
Se você erguer exageradamente o power trim, você corre o risco de tirar o hélice totalmente da água e submeter o motor a uma superrotação momentânea, que pode ser perigosa para o equipamento. Se, no entanto, baixá-lo demais, submeterá o motor a cargas excessivas ou até a pancadas no fundo, se estiver em águas muito rasas.
Ele é eficiente em qualquer barco, a mais de 20 nós. Mas funciona melhor em velocidades elevadas, que é quando o piloto realmente sente os efeitos físicos do trim da rabeta.
O power trim só é compatível com motores de popa e de centro-rabeta e funciona através de um pistão hidráulico que empurra a rabeta para dentro ou para fora d´água.
Não confunda “power trim” com “power tilt” , que só funciona quando o motor está parado e serve para erguer a rabeta, quando o barco estiver totalmente fora d’água.
Ao atingir o planeio (e com o trim todo abaixado),deve-se subi-lo lentamente, para tirar o casco da água. Assim, a área molhada será menor e a direção ficará mais leve.
Ajustando corretamente o trim, seu barco terá melhor eficiência, ou seja, atingirá rapidamente a velocidade de cruzeiro, economizando assim potência e combustível.
Pilotos mais experientes sabem, através da marola produzida, se o trim está na posição correta ou não, sem sequer olhar para os instrumentos. Neste caso, a marola deve ser branca e plana, sem borrifos jogados para o alto.
Há uma regra básica: se você abaixar o trim, a proa também vai abaixar. Já se você levantar o trim, a proa sai da água.
Só acione o power trim para erguer a propulsão quando navegar em linha reta, com velocidade e em condições calmas de mar.
Reduzindo o ângulo do trim, a proa abaixa e faz com que a embarcação corte melhor as ondas. Mas o quanto abaixar depende do estado do mar.
É fundamental nas arrancadas, para abaixar a proa e colocar o barco o mais rápido possível em regime de planeio.
Leia o original:
Matéria publicada na revista Náutica nº 215
Matéria publicada na revista Náutica nº 215
0 comentários:
Postar um comentário